Conheça Também Jundianet

Maria Stela Salles Izzo - Uma Vida Escrita em Verso e Prosa



/// Cursos em Destaque


Alcance suas metas. Invista em você!


Curso - Curso de Cromoterapia
Cursos On-Line

Curso de Cromoterapia

Curso - Sobrancelhas Perfeitas
Cursos On-Line

Sobrancelhas Perfeitas

Curso - Curso de Mandalas e Símbolos
Cursos On-Line

Curso de Mandalas e Símbolos

  • Itupeva - Maria Stela Salles Izzo - Uma Vida Escrita em Verso e Prosa


Cursos On-Line Invista em  Conhecimento - Cursos Online

/// ITUPEVA /// A História de Itupeva



Maria Stela Salles Izzo, paulista, nascida na ci­dade de Ourinhos, ain­da muito nova mudou-se pa­ra Itapetininga que era chamada “Cidade das Escolas”. 

A escola que d. Stela estudou foi a 1a normal (magistério) a ser inaugurada no interior do Estado de São Paulo, também havia a faculdade de Farmácia e de Odontologia. Então os rapazes de “boas famílias” se formavam nessas faculdades e as moças faziam a “escola normal”.

Para o Sr. Alberto, pai de Stela, era prioridade que os filhos estudassem e tivessem diploma, e assim como os filhos, todas as filhas também estudaram, sendo que Stela e Bebé são professoras, Marília e Marina são diretoras, Ana Maria foi coordenadora da PUC-SP e hoje é superintendente do Teatro TUCA e Maria José é médica.

Stela tinha uma vida confortável até o dia em que perdeu sua mãe, e após cinquenta dias dessa enorme perda, morre também seu noivo de colapso cardíaco na semana em que eles casariam, com enxoval, proclamas, convites... tudo pronto! Sua vida desmoronou. Depois de um ano e meio seu pai casou-se novamente. 

Ela iria casar muito bem e o diploma provavelmente seria somente para aperfeiçoar sua cultura, porém com todos esses acontecimentos seu destino mudou.

Apesar de sua delicadeza e aparente fragilidade, Stela sempre foi uma pessoa determinada e forte o bastan­te para enfrentar a vida. Foi para lu­gares distantes de sua casa para le­­cionar. Em Bastos, Cafelândia... e toda essa região, onde fez grandes amigos. Passado alguns anos ela escolheu uma escola para efetivar-se. 

Como chegou a Itupeva

Itupeva era um dos lugares mais próximo de Itapetininga, foi isso que a fez escolher a cidade, pois ela que­­ria manter-se perto da família.

Em Itupeva só havia escola isolada quando foi criado o Grupo Escolar de Itupeva, Stela foi a primeira professora a escolher uma das vagas, logo após viriam D. Lila, D. Cidinha e D. Ana Lourdes. Isso aconteceu quando a cidade ainda era um bairro de Jundiaí.

Apesar de ser um lugar muito pequenino, que Stela estranhou, tam­bém existiam pais de alunos e os próprios alunos, muito educados e com muito respeito aos professores. Uma lembrança muito boa até hoje quando encontra com seus ex-alunos que vem cumprimentá-la alegres e demonstrando todo amor e consideração.

O amor chega da capital

Stela e suas colegas de trabalho se instalaram na pensão da D. Lica, uma senhora mui­to alegre, simpática e acolhedora que tinha um enteado que morava em São Paulo e que, com o falecimento do seu pai, Nicola Izzo, voltou para Itupeva substituíndo-o nos afazeres. Um rapaz alto e muito bonito, dono de um sorriso encantador. Conheceram-se e apaixonaram-se. Enfim, se casaram e viveram juntos por trinta e nove anos. Elizeu Izzo era seu no­me, hoje falecido. Dessa união ti­veram três filhos, Elizeu, Estela e Eloí­sa que lhe deram nove netos. 
Mãe dedicada, amorosa e perfeccionista, sempre exigiu dos filhos organização, disciplina e uma educação aprimorada. Quando saíam para passear era primordial o comportamento impecável, sempre fazendo questão de que estivessem muito bem-vestidos.

Ao mestre com carinho

Em 2005, como reconhecimento do seu trabalho, recebeu o título de cidadã Itupevense, que foi sugerido pelo vereador Benedito Alvino, que foi seu aluno. Também nesta homenagem recebeu uma festa onde vários de seus alunos compareceram e a trataram com muito carinho. Em seguida foi agraciada com seu nome em uma escola, no bairro Jardim Hortência, EMEFEI Maria Stela Salles Izzo tudo isso em agradecimento a sua dedicação pois é um exemplo de força, determinação e alegria.

O Livro... pedaços de minha vida


Stela sempre gostou mui­to de escrever contos, fazer versos, pois tinha o hábito da leitura. Quando perdeu seu marido sentiu-se muito só, e para preencher seus dias escrevia mais e mais.

No ano de 1981, ela participou de um concurso de contos no Solar do Barão, em Jundiaí, com uma participação despretensiosa, ga­nhou o terceiro lugar. A filha Eloísa sempre quis editar seus versos, pois gos­tava muito de todos e achava um desperdício ficarem engavetados.

Dia 10 de abril de 2011, Stela completou 91 anos, sem usar óculos e com noção exata das coisas que a rodeiam. Seus filhos a presentearam com uma festa no Sítio Sassafraz, onde a surpreenderam com o lançamento do seu livro de versos intitulado “Pedaços de Minha Vida”. 

Através deste livro seus filhos demonstram o orgulho, amor e admiração que sentem por esta mãe extremamente dedicada à família e ao mesmo tempo uma profissional competente, de­dicada, simples e tão querida por todos. 

Com ceerteza D. Stela Izzo fez história e deixou saudades em nossa querida Itupeva.

Fonte: Seja Única


*Sugira tópicos ou alteração gratuíta para este artigo

Quer mudar de vida e ter sucesso?


CLIQUE AQUI E CONFIRA. SUA MUDANÇA COMECARÁ AGORA! Invista em Conhecimento - Cursos Online

///Inscreva-se e Receba Novidades

BLOG - NOTÍCIAS - CURSOS - TURISMO

Não Praticamos Spam. Seu E-mail Totalmente Seguro

///PORTAL DE ITUPEVA - DESDE 2005 DIVULGANDO A CIDADE!

Portal de Itupeva
/// Portal de Itupeva

Itupeva pertence a região de Jundiaí, no interior de SP e está apenas 40 minutos da Capital. Atrativos turísticos não faltam na cidade como o Outlet Premium, Parque Wet n Wild, Cervejaria Rofer, Rancho 75, Shopping SerrAzul e muito mais... Conheça Itupeva!


/// Redes Sociais
Conheça Nossos Canais
Copyright 2017 Elis Salles - (11) 99939 2431 - Itupeva - SP. Salles Vilas de Jundiai / Jundiainet / Vilas de Itupeva