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Saúde e Bem Estar

O iogurte é um aliado para quem está em busca da boa forma e de uma vida mais saudável. Além de ser ótimo para matar aquela fome que surge nos intervalos das refeições. Ele é super indicado para um bom funcionamento intestinal e uma boa fonte de cálcio e vitaminas para o corpo.
Mas você sabe a diferença de todos os tipos que existem no mercado? E suas finalidades? Bem, vamos tentar desmistificar esse assunto e assim você conseguirá entender um pouco mais sobre qual é a melhor opção para seu organismo.

Antes de irmos para cada item, é importante salientar a diferença entre iogurte e bebida láctea. Na maior parte dos estabelecimentos o que está presente é a bebida láctea, e não iogurte. A bebida láctea trata-se da mistura de leite com o soro do leite, com adição de amido de milho e outras substâncias que em comparação ao iogurte torna-se uma opção menos nutritiva e, por sua vez, mais calórica. A relação de produtos naturais presente na bebida láctea é cerca de 50%, enquanto que no iogurte esse valor passa para cerca de 70%. Os dois principais nutrientes presentes no iogurte são proteína e cálcio. As proteínas são nutrientes necessários na construção e reparação de tecidos do corpo.

O cálcio, fundamental para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Além disso, contêm boas quantidades de vitamina A (que tem papel fundamental na visão e pele) e de vitaminas do complexo B (necessárias para a formação de energia).

Quais são os nutrientes importantes dos iogurtes?
Um dos poucos inconvenientes dos iogurtes comerciais é que após serem adoçados e aromatizados, podem conter muitas calorias. Por isso, as versões light e desnatadas são as melhores opções.
Para cada faixa etária uma quantidade diferente de cálcio e nutrientes é necessária.
A necessidade de cálcio para um adulto é em média 1200mg / dia. Para alcançá-la, a recomendação de ingestão diária de laticínios, em geral (leite e todos os seus derivados), deve ser de 3 porções somadas. No entanto, para cada faixa etária da mulher essa porção representa uma quantidade, tendo em vista que cada mulher tem uma certa necessidade de cálcio. Portanto, veja a sua faixa etária e faça as contas:
2 a 24 anos - 1200mg de cálcio/ dia
25 anos ou mais - 800mg de cálcio/ dia
1 copo (200ml) de iogurte tem 240mg de cálcio

Qual a diferença entre os iogurtes naturais e os iogurtes de lactobacilos, como Yakult?
O iogurte apresenta em sua composição bactérias puras que consomem o açúcar do leite, ou lactose, para obter energia, e excreta o ácido lático, que coalha o leite. O produto final preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas com menor quantidade de lactose. Além disso, as bactérias são excelentes para equilibrar a flora intestinal.
A diferença entre o iogurte e o leite fermentado é que o iogurte é formado por uma cultura mista dos microrganismos Lactobacilos bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Já o leite fermentado, Yakult, é à base de leite desnatado, fermentado por lactobacilos casei Shirota, que segundo o fabricante, são mais capazes de atravessar a acidez do estômago e chegarem vivos aos intestinos em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliarem na redução dos riscos de doenças. A diferença básica é o tipo de bactéria utilizada.

Como os iogurtes melhoram a função intestinal?
O aparelho digestório contém certas bactérias benéficas ao corpo. Essas bactérias ajudam a digestão dos alimentos e são necessárias para produção de certas vitaminas, principalmente as do complexo B. Essas bactérias, contidas no iogurte, são ainda responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e também evitam o crescimento de agentes patogênicos (microrganismos indesejáveis que causam doenças). 

Existe algum tipo de iogurte mais recomendável ou mais nutritivo do que outro?
Todos os tipos são extremamente saudáveis e nutritivos. Os melhores são os que contêm pouca ou nenhuma quantidade de açúcar e os desnatados. 

Existem muitos lançamentos e novidades no mercado. Misturas de iogurtes com sucos, frutas, enriquecidos com fibras, são boas opções?
Existe alguma possibilidade de que a mistura de alimentos e conservantes diminua a capacidade de absorção dos nutrientes do iogurte, como o cálcio, por exemplo?
Quanto ao uso de conservantes, o que existe são especulações, mas nada comprovado cientificamente. As misturas, por sua vez, são muito benéficas, pois na maioria das vezes tratam-se de frutas e fibras, o que melhora ainda mais o valor nutricional do iogurte.

Iogurte Desnatado/Semidesnatado/Integral
A diferença principal entre essas opções é a quantidade de gordura presente. No iogurte desnatado essa quantidade é a menor possível, cerca de 0,5g a cada 100g do produto, enquanto esse valor no iogurte integral não tem restrição. Já o semidesnatado possui esse valor em 2,9g a cada 100g do produto. O iogurte desnatado é excelente para quem busca emagrecer e cuidar dos níveis de colesterol no sangue.

Iogurte fermentado
O iogurte fermentado é chamado assim por conter o “leite fermentado”, apesar de muitas vezes, não vir especificado nas embalagens, isso quer dizer que a concentração de bactérias que auxiliam o bom funcionamento intestinal é maior. Por isso, esse é um bom tipo de iogurte para quem busca o regulamento intestinal. Há estudos que confirmam que o consumo desse tipo de iogurte previne alguns tipos de câncer, como de estômago e intestino.

Iogurte Grego
O principal componente nesse iogurte é a presença elevada de proteína. Porém para contrabalancear a quantidade de gordura também é grande, isso ocorre porque a receita brasileira busca a cremosidade da textura, logo são acrescentados outros itens, que não se encontram na receita original, como creme de leite ou leite integral. Mas para quem busca uma opção com menos gordura, a versão light pode ser a saída.

Light
Alimento que tem 25% a menos de qualquer composto da sua receita original, como sódio, gordura ou açúcar.
Geralmente é produzido com leite desnatado ou semidesnatado.

Saborizados
São aqueles que recebem sabor ou aroma, que podem ser naturais ou artificiais. Os industrializados são preparados de frutas acrescidos no processo de fabricação.

Fonte – alimentesecomsabedoria
Texto postado e editado por – Cintia Searby – Personal Organizer
Imagens – google

 

 

Fonte:


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