Conheça Também Jundianet

O PRAZER DO CHOCOLATE QUENTE NOS DIAS FRIOS



/// Cursos em Destaque


Alcance suas metas. Invista em você!


Curso - AutoCad Fácil
Cursos On-Line

AutoCad Fácil

Curso - 9 Pontos Energéticos para Diminuir a Ansiedade
Cursos On-Line

9 Pontos Energéticos para Diminuir a Ansiedade

Curso - Aprenda a Fazer Cocktails
Cursos On-Line

Aprenda a Fazer Cocktails

  • Itupeva - O PRAZER DO CHOCOLATE QUENTE NOS DIAS FRIOS
  • Itupeva - O PRAZER DO CHOCOLATE QUENTE NOS DIAS FRIOS
  • Itupeva - O PRAZER DO CHOCOLATE QUENTE NOS DIAS FRIOS


Cursos On-Line Invista em  Conhecimento - Cursos Online

/// ITUPEVA /// Saúde - Alimentação e Bem Estar



Poucas bebidas são tão enraizadas em memórias de infância como o chocolate quente. É uma bebida que nos lembra os dias de frio intenso, geada, ou um dia calmo observando a chuva na janela.
O chocolate quente é a bebida mais apreciada entre as altas classes pelo mundo, durante seus invernos.
Parte do que faz uma caneca de chocolate quente tão gratificante, é o benefício para a saúde de quem tem o costume de bebê-la. Na última década uma enxurrada de estudos médicos sobre chocolate escuro e quente evidenciaram suas virtudes.
Afirma-se que o chocolate quente realmente aumenta a microcirculação em sua pele, aquecendo você, também se descobriu que as miríades de compostos químicos contidos no chocolate ajudam o cérebro a liberar endorfinas que induzem sentimentos de prazer e relaxamento. Em todos esses estudos, uma bebida achocolatada ou chocolate quente foram usadas com os voluntários. 

O chocolate foi consumido quase exclusivamente como bebida durante a maior parte de sua história de 4.000 anos, começando na América Central e nas terras baixas do México com os mesoamericanos. O chocolate quente era também um luxo, geralmente consumido somente pelas elites.
Foi em meados do século XIX que as barras de chocolate começaram a ser produzidas gastronomicamente. O preço do cacau começou a cair após a invenção do equipamento de processamento – como a prensa hidráulica, que extrai a manteiga de cacau do cacau e a expansão do cultivo de cacau em todas as florestas tropicais do mundo de 1850 a 1870.

Ok, mas é porquê consumimos mais chocolate nos dias frios? 

Vários motivos impulsionam o consumo maior de chocolates neste período do ano. As duas principais razões têm relação com o organismo. Por exemplo, nestes meses gelados são comuns dias mais cinzentos e nublados, causando nas pessoas a sensação de tristeza e depressão.
Para combater esse “desânimo invernal”, as pessoas aumentam o consumo de chocolate, já que ele é capaz de estimular a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e bem-estar, além de contribuir para a liberação de endorfinas, aliviando o desânimo, a depressão e a sensação de ansiedade.
O outro motivo para o aumento do consumo de chocolate no inverno está na necessidade de manter a temperatura corporal, e para isso o corpo gasta mais energia.

O cacau, principal componente do chocolate, por ser energético, acaba suprindo essa necessidade do organismo.
O cacau com mais de 500 compostos, destaca-se pela teobromina, cafeína e teofilina, que proporcionam efeitos nos sistemas nervoso, gastrointestinal e cardiovascular.
O recomendado por nutricionistas é consumir 30 gramas de chocolate amargo por dia, já que trazem os benefícios antioxidantes do cacau em maior proporção.

Então é isso aí, aproveite os poucos dias que ainda restam de frio este ano e crie suas variações do chocolate quente!!

Experimente as receitas ou abuse da sua criatividade!!

Chocolate Quente Cremoso
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de amido de milho e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó.
Modo de Preparo: O tradicional chocolate quente cremoso é uma receita bem simples de ser feita. No liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o açúcar e o chocolate em pó. Logo após, despeje em uma panela, acrescente o pau de canela e leve ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre. Depois de pronto, sirva preferencialmente em canecas.

Chocolate quente com Nutella
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de maizena, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 3 colheres (sopa) de Nutella.
Modo de preparo: Para preparar o maravilhoso chocolate quente de Nutella, adicione, com o fogo ainda desligado, leite e dilua na maizena. Após isso, junte o chocolate em pó e a Nutella. Ligue o fogo, misture e continue mexendo até que tudo fique bem cremoso. Quando começar a ferver, desligue o fogo e sirva em xícaras.

Chocolate Quente com Canela
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela da China em pó e 1 caixa de creme de leite.
Modo de preparo: Para fazer essa receita, misture o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a canela em pó em uma panela. Em seguida, leve ao fogo mexendo sempre, até ferver. Depois, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Após isso basta servir.

Chocolate quente com creme de avelã
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 pau de canela, 1 caixa de creme de leite e creme de avelã.
Modo de Preparo: Em um liquidificador, bata o leite e o amido com o chocolate em pó e o açúcar. Após isso, despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue e adicione o creme de leite mexendo bem até ficar homogêneo. Nessa receita, o ideal é colocar o creme de avelã no fundo da caneca.

Fonte -  eatinout
Texto postado e editado por - Cintia Searby
Imagens - Google

 

 

Fonte: eatinout


*Sugira tópicos ou alteração gratuíta para este artigo

Quer mudar de vida e ter sucesso?


CLIQUE AQUI E CONFIRA. SUA MUDANÇA COMECARÁ AGORA! Invista em Conhecimento - Cursos Online

///Inscreva-se e Receba Novidades

BLOG - NOTÍCIAS - CURSOS - TURISMO

Não Praticamos Spam. Seu E-mail Totalmente Seguro

///PORTAL DE ITUPEVA - DESDE 2005 DIVULGANDO A CIDADE!

Portal de Itupeva
/// Portal de Itupeva

Itupeva pertence a região de Jundiaí, no interior de SP e está apenas 40 minutos da Capital. Atrativos turísticos não faltam na cidade como o Outlet Premium, Parque Wet n Wild, Cervejaria Rofer, Rancho 75, Shopping SerrAzul e muito mais... Conheça Itupeva!


/// Redes Sociais
Conheça Nossos Canais
Copyright 2017 Elis Salles - (11) 99939 2431 - Itupeva - SP. Salles Vilas de Jundiai / Jundiainet / Vilas de Itupeva