Conheça Também Jundianet

MITOS SOBRE O CHOCOLATE



/// Cursos em Destaque


Alcance suas metas. Invista em você!


Curso - Ansiedade Nunca Mais
Cursos On-Line

Ansiedade Nunca Mais

Curso - Curso Completo Luminárias Fantásticas
Cursos On-Line

Curso Completo Luminárias Fantásticas

Curso - Curso de Mandalas e Símbolos
Cursos On-Line

Curso de Mandalas e Símbolos

  • Itupeva - MITOS SOBRE O CHOCOLATE


Cursos On-Line Invista em  Conhecimento - Cursos Online

/// ITUPEVA /// Saúde - Alimentação e Bem Estar



Prazer e culpa andam juntos quando se fala de chocolate. Não é por menos: a delícia consumida pelos astecas e maias estimula a liberação de serotonina, o mesmo hormônio que liberamos durante o sexo. Mas, como se sabe, o deleite vem acompanhado de uma alta dose de calorias, apenas uma barra grande de chocolate pode conter até 700 calorias. O segredo para saborear sem sofrer depois, portanto, reside na moderação.
O chocolate não é vilão nem mocinho. Nesta história, o bandido é a quantidade. Tudo em quantidade pode matar, até água. O chocolate contém gordura saturada e açúcar, que são outros vilões. Mas também tem flavonoides, que ajudam no combate ao colesterol .
Mas para quem quer aproveitar as benesses do chocolate, é melhor se acostumar com o gosto das versões mais amargas, com 70% de cacau, que têm bem menos gordura e açúcar.

Tem gente que fala que o chocolate melhora o humor, principalmente das mulheres, na TPM (tensão pré-menstrual). Será que é verdade?

Desvende abaixo os mitos e verdades que rondam essa guloseima. 

Comer chocolate melhora mesmo o humor?
Verdade! A diferença é percebida quase de imediato. Quer saber o por quê? O cacau, matéria-prima do doce, é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer, inibindo assim a agressividade.

A TPM estimula o consumo de chocolate?
Verdade! Na semana que antecede a menstruação há vários fatores que ajudam mais ainda o consumo de chocolate. O hormônio estradiol, que aumenta a sensibilidade do paladar, é um exemplo. Para compensar a irritabilidade, as mulheres buscam o prazer em forma dos doces. O chocolate favorece o fluxo sanguíneo nas áreas de percepção do prazer no cérebro.

Chocolate aumenta a libido?
Mito! Ainda não existe uma pesquisa científica que comprove isso. As pessoas acham que seja verdade, pois o chocolate proporciona uma sensação de bem-estar, o que deixaria o indivíduo predisposto para o sexo.

Chocolate no lugar do sexo?
Verdade! Isso já foi comprovado em uma pesquisa feita com 1500 britânicos, pela empresa de alimentos Cadbury. De acordo com o levantamento, 52% das mulheres e 13% dos homens preferem a guloseima à relação sexual. O que a maioria justifica é: com o chocolate o prazer é garantido.

Quanto mais amargo e escuro for o chocolate, mais saudável ele é?
Verdade! Chocolate amargo tem alta concentração de cacau e uma porcentagem reduzida de gordura, açúcar e leite. O chocolate extra amargo tem entre 75% e 85% de cacau; o amargo, entre 50% e 75%; e o meio amargo, de 35% a 50%. Os ao leite, variam entre 30% a 40%.

Chocolate provoca acne?
Mito! Essa é uma pergunta que ronda a maioria das meninas. Não há estudo que relacione o consumo de chocolate ao aparecimento de espinhas. O que pode causar essa impressão é que os alimentos gordurosos em geral aumentam a oleosidade da pele, que obstrui os poros favorecendo o surgimento de acne.

Não existem pessoas viciadas em chocolate?
Verdade! As concentrações de substâncias que causam dependência como a cafeína, tetrahidrobeta-carbolina, tiramina e feniletilamina são mínimas e incapazes de levar ao vício, mesmo comendo a guloseima muitas vezes por dia. O que pode acontecer é a pessoa comer demais o doce por questão psicológica, por ela ser fã do alimento, sabendo que o chocolate pode trazer um prazer imediato, recorrendo a ele nos momentos difíceis.

Se o chocolate estiver esbranquiçado, está estragado!
Mito! O tom acinzentado ou esbranquiçado indica que o doce foi exposto a diferentes temperaturas, fazendo com que a manteiga de cacau chegasse até a superfície do chocolate.

Consumir chocolate amargo reduz pressão arterial e risco de doenças cardiovasculares?}
Verdade! Muito bom pra saúde, o chocolate amargo pode ser consumido todos os dias, no máximo 50 gramas, auxiliando no aumento do colesterol bom (HDL) e funcionamento dos vasos sanguíneos.

A versão diet é pra quem faz dieta!
Mito! O chocolate diet traz grande quantidade de gordura, sendo assim, altamente calórico, para compensar a falta de açúcar e garantir a textura e o sabor característicos.

Um dos sintomas de alergia ao chocolate é a tosse?
Verdade! A tosse é um dos sintomas, além de outros sinais como irritação na pele, no estômago e no intestino, e crises de enxaqueca. Fique atento!

Chocolate branco não é chocolate?
Verdade! Isso porque ele não contém cacau, a matéria prima para se fazer o verdadeiro chocolate. O chocolate branco é feito basicamente da manteiga extraída do cacau, leite em pó, baunilha, grande quantidade de açúcar e gordura saturada.

Fonte - curiosando
Texto postado e editado por - Cintia Searby - Personal Organizer
Imagens - Google

Fonte:


*Sugira tópicos ou alteração gratuíta para este artigo

Quer mudar de vida e ter sucesso?


CLIQUE AQUI E CONFIRA. SUA MUDANÇA COMECARÁ AGORA! Invista em Conhecimento - Cursos Online

///Inscreva-se e Receba Novidades

BLOG - NOTÍCIAS - CURSOS - TURISMO

Não Praticamos Spam. Seu E-mail Totalmente Seguro

///PORTAL DE ITUPEVA - DESDE 2005 DIVULGANDO A CIDADE!

Portal de Itupeva
/// Portal de Itupeva

Itupeva pertence a região de Jundiaí, no interior de SP e está apenas 40 minutos da Capital. Atrativos turísticos não faltam na cidade como o Outlet Premium, Parque Wet n Wild, Cervejaria Rofer, Rancho 75, Shopping SerrAzul e muito mais... Conheça Itupeva!


/// Redes Sociais
Conheça Nossos Canais
Copyright 2017 Elis Salles - (11) 99939 2431 - Itupeva - SP. Salles Vilas de Jundiai / Jundiainet / Vilas de Itupeva