Conheça Também Jundianet

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETO E ENGENHEIRO



/// Cursos em Destaque


Alcance suas metas. Invista em você!


Curso - 120 Receitas Funcionais para Emagrecer Certo
Cursos On-Line

120 Receitas Funcionais para Emagrecer Certo

Curso - A Matriz da Prosperidade
Cursos On-Line

A Matriz da Prosperidade

Curso - Porcelanato Líquido
Cursos On-Line

Porcelanato Líquido

  • Itupeva - QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETO E ENGENHEIRO


Cursos On-Line Invista em  Conhecimento - Cursos Online

/// ITUPEVA /// Dicas Decoração - Arquitetura - Reforma



O QUE FAZ O ARQUITETO?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETO E ENGENHEIRO?

 

É muito comum em nosso país a confusão entre que trabalhos o arquiteto pode realizar e que trabalhos são atribuições dos engenheiros. Arquitetos podem calcular estruturas? Engenheiros podem fazer projetos arquitetônicos? Arquitetos podem tocar uma obra? “Quero construir ou reformar uma casa, qual deles devo chamar?” é uma pergunta que se ouve com frequência. 

Recentemente resolvi reformar a imobiliária, então entrei em contato com uma de nossas parceiras a Arquiteta Jacqueline Lima, e foi uma experiência incrivel, jamais imaginei que poderia transformar tanto o ambiente, sinceramente eu jamais imaginei fazer o que ela fez.

Se você pretende decorar, colocar a sua marca, trasnformar seu apartamento ou casa, eu oriento e recomendo que contrate um arquiteto, você vai se surpreender! Se tem dúvidas sobre o assunto ou precisar de indicação entre em contato comigo, meu telefone está abaixo ok?

A formação do arquiteto possibilita uma vasta atuação que está expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973, que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista e as especificações de serviços que podem executar, cabendo ao arquiteto atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e territorial, estudo, planejamento, projeto e especificação, direção de obra e serviço técnico, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico, elaboração de orçamento, execução de obra, fiscalização de obra, execução de desenho técnico entre outros. 

A formação do arquiteto é muito ampla e reúne não só matérias técnicas, como as mais conceituais. Conversa tanto sobre resistência dos materiais, quanto sobre história e arte. O arquiteto é, antes de tudo, um humanista. 

Talvez esteja aí a principal diferença entre engenheiros e arquitetos. Enquanto o primeiro está preocupado com o edifício, com as questões técnicas da construção, o segundo está preocupado com o ser humano que ocupará esta construção. Com o indivíduo, com as relações entre o homem e o espaço construído. 

A participação do engenheiro começa na fabricação dos materiais e vai até a execução da obra, passando por diversos projetos. O diálogo com os arquitetos é constante e fundamental. 

Quando começa um projeto, o arquiteto analisa primeiramente o terreno em que os prédios ou casas serão implantados. Há vizinhos? São altos, baixos, muitos ou poucos? Estão próximos ou distantes? O que há em volta, uma cidade ou uma montanha? Existem belas vistas para alguma direção? De que lado nasce o sol? É um local frio? O terreno é plano ou inclinado? Fica na praia ou no campo? 

Às respostas obtidas, o arquiteto soma outras sobre as necessidades do cliente: de quantos quartos ele precisa, quantas pessoas vão habitar aquela futura casa, quanto dinheiro o cliente tem para gastar? 

A partir desses questionamentos, o arquiteto monta o que chamamos de programa de necessidades, que vai embasar todo o projeto. Quando iniciar um trabalho, é importante nunca pular essa etapa do trabalho. Um programa mal feito certamente acarretará um edifício desconfortável. 

Com um programa em mãos, o arquiteto colocará toda a sua experiência de vida, os seus conhecimentos técnicos e artísticos a serviço do cliente. Buscará projetar o edifício mais eficiente e belo, mais bem inserido no lote, mais eficiente energeticamente e que melhor responda às necessidades e aspirações do cliente, tudo isso pelo melhor custo-benefício. 

O trabalho do arquiteto é, por natureza, generalista e a este se juntarão os trabalhos de outros profissionais, em geral engenheiros especialistas, como os calculistas, engenheiros de elétrica, hidráulica, de ar condicionado e outros. Todos estes projetos devem ser coordenados pelo arquiteto, que possui visão global sobre o projeto. 

Desta forma, o primeiro a trabalhar num projeto é o arquiteto, que posteriormente distribui este projeto para diversos especialistas e ao final, junta tudo num grande pacote, processo que chamamos de compatibilização, para que a obra possa ser corretamente orçada e executada. Estes dois últimos trabalhos podem ser executados tanto por arquitetos, quanto por engenheiros.

Arquitetos podem realizar obras de qualquer tamanho?

Sim. Apesar de no Brasil as grandes obras serem geralmente coordenadas por engenheiros, os arquitetos estão aptos para tal. Em países como a Espanha é quase obrigatória a figura do "arquiteto da obra" ao invés do "engenheiro da obra". Mas é bom dizer que, se uma maior presença dos arquitetos nas obras seria benéfica para a nossa construção, nossa engenharia é extremamente desenvolvida e competente.

O arquiteto pode desenvolver projetos de residências, escolas, edifícios de escritórios, museus, bibliotecas, universidades; prédios de apartamentos, fábricas e hospitais; empreendimentos novos, reformas e restauro. Além desses serviços, pode ainda realizar projetos de paisagismo, desenho urbano, desenho industrial e programação visual. Note-se, portanto, que a sua atuação vai da escala da cidade à da cadeira - de um grande parque a um pequeno objeto. Entender a relação entre essas diversas escalas é uma atividade ao mesmo tempo desafiadora e gratificante.

Por Elis Salles - Salles Imóveis (11) 99939-2431

http://www.salles.imb.br/parceiros-itupeva-jundiai

 

Fonte: Casa e Imóveis


*Sugira tópicos ou alteração gratuíta para este artigo

Quer mudar de vida e ter sucesso?


CLIQUE AQUI E CONFIRA. SUA MUDANÇA COMECARÁ AGORA! Invista em Conhecimento - Cursos Online

///Inscreva-se e Receba Novidades

BLOG - NOTÍCIAS - CURSOS - TURISMO

Não Praticamos Spam. Seu E-mail Totalmente Seguro

///PORTAL DE ITUPEVA - DESDE 2005 DIVULGANDO A CIDADE!

Portal de Itupeva
/// Portal de Itupeva

Itupeva pertence a região de Jundiaí, no interior de SP e está apenas 40 minutos da Capital. Atrativos turísticos não faltam na cidade como o Outlet Premium, Parque Wet n Wild, Cervejaria Rofer, Rancho 75, Shopping SerrAzul e muito mais... Conheça Itupeva!


/// Redes Sociais
Conheça Nossos Canais
Copyright 2017 Elis Salles - (11) 99939 2431 - Itupeva - SP. Salles Vilas de Jundiai / Jundiainet / Vilas de Itupeva