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Com bons hábitos alimentares e atividade física diária, você estará bem encaminhado para uma vida saudável. Fácil de dizer, mas às vezes não é tão fácil de fazer!

Nosso estilo de vida ocupado pode ser difícil para a saúde de nossa família. Correr para a escola e para o trabalho pode dificultar a hora de ser fisicamente ativo. Também podemos adotar o hábito de escolher lanches não saudáveis ??e alimentos descartáveis ??ou gastar nosso tempo livre assistindo TV ou em frente ao computador.

No entanto, essas escolhas podem ser perigosas para nossa saúde e para a saúde de nossos filhos - tanto agora quanto a longo prazo. É por isso que é tão importante parar, fazer um balanço e tomar uma decisão consciente de seguir um estilo de vida saudável.

Como levar um estilo de vida saudável

Existem cinco maneiras simples para a sua família levar um estilo de vida saudável e voltar à pista:

1. Fique ativo todos os dias

  • A atividade física regular é importante para o crescimento saudável, desenvolvimento e bem-estar de crianças e jovens.
  • Eles devem ter pelo menos 60 minutos de atividade física todos os dias, incluindo atividades vigorosas que os fazem 'bufar'.
  • Inclua atividades que fortaleçam músculos e ossos em pelo menos 3 dias da semana.
  • Os pais devem ser bons modelos e ter uma atitude positiva em relação a serem ativos.

2. Escolha a água como bebida

  • A água é a melhor maneira de saciar a sua sede - e não vem com o açúcar adicionado encontrado em sucos de frutas, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
  • Leite com gordura reduzida para crianças acima de dois anos é uma bebida nutritiva e uma ótima fonte de cálcio.
  • Dê às crianças frutas inteiras para comer, em vez de oferecer sucos de frutas que tenham muito açúcar.

3. Coma mais frutas e legumes

  • Comer frutas e verduras todos os dias ajuda as crianças a crescer e se desenvolver, aumenta sua vitalidade e pode reduzir o risco de muitas doenças crônicas.
  • Procure comer duas porções de frutas e cinco porções de vegetais todos os dias.
  • Tenha frutas frescas disponíveis como um lanche conveniente e tente incluir frutas e vegetais em cada refeição.

4. Desligue a tela e fique ativo

  • O tempo sedentário ou "ainda" gasto assistindo TV, navegando on-line ou jogando jogos de computador está ligado a crianças com sobrepeso ou obesidade.
  • Crianças e jovens não devem gastar mais do que duas horas por dia em entretenimento de “tela pequena”. Divida períodos longos de uso sempre que possível.
  • Planeje uma série de atividades ou jogos ativos internos e externos para seus filhos, como alternativas para assistir TV ou jogar no computador.

5. Coma menos lanches e escolha alternativas mais saudáveis

  • Os lanches saudáveis ??ajudam crianças e jovens a satisfazer suas necessidades nutricionais diárias.
  • Lanches à base de frutas e vegetais, laticínios com baixo teor de gordura e grãos integrais são as escolhas mais saudáveis.
  • Evite lanches que são ricos em açúcar ou gorduras saturadas - como batatas fritas, bolos e chocolate - o que pode causar as crianças a colocar em excesso de peso.

Fonte: por Elis Salles


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