Conheça Também Jundianet

Noites de Lua Cheia



///PORTAL DE ITUPEVA - DESDE 2005 DIVULGANDO A CIDADE!


/// ITUPEVA /// Curiosidades

  • Itupeva - Noites de Lua Cheia


Cursos On-Line Invista em  Conhecimento - Cursos Online

Semana de Lua cheia pode indicar que as próximas noites serão mais românticas mas, em compensação, mal dormidas. Um artigo científico recente diz que a Lua parece afetar a qualidade do sono: em média, nas noites de Lua cheia, as pessoas tenderiam a demorar mais para adormecer, uma vez apagadas as luzes; dormiriam pior; e o período de sono duraria 20 minutos a menos que em outras fases lunares.

Se estiver correto, este trabalho, publicado na revista Current Biology, será o primeiro a confirmar, em condições rigorosas de laboratório, um efeito concreto das fases da Lua sobre o ser humano: não importa o que o seu cabeleireiro, sua prima grávida ou o folclore dos lobisomens digam, não existe nenhuma outra prova de que a Lua afete coisas como comportamento violento, taxas de homicídio, atos de loucura, a fertilidade ou a natalidade.

Uma análise clássica de várias dezenas estudos sobre supostos efeitos das fases da Lua nas pessoas foi publicada nos EUA em 1985, e atualizada em 1996. Nas duas ocasiões, o título, muito apropriado, dado pelos autores foi: “A Lua Estava Cheia e Não Aconteceu Nada”.

Os estudos avaliados registraram, entre outras informações, datas de nascimento de milhares de bebês, data e horário de dezenas de milhares de ligações para a polícia ou serviços de emergência, data e horário de faltas violentas em eventos esportivos, número de internações psiquiátricas... Sem achar nenhuma correlação válida com a fase da Lua. E isso sistematicamente, desde o século 19.

Nos raros trabalhos em que um possível efeito aparecia, uma análise mais aprofundada mostrava que era algo que podia ser atribuído a erro dos pesquisadores originais ou a coincidências: por exemplo, um eventual pico no número de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados se explica melhor porque a noite era de lua cheia, ou porque era noite de sábado?

O que requer explicação, no fim, é a popularidade da ideia de que as fases da Lua têm efeito sobre as pessoas, uma impressão tão arraigada que está na raiz da palavra “lunático”. Mesmo a coincidência com o ciclo menstrual é exagerada: o ciclo feminino médio (sempre sujeito a grandes variações individuais) é de 28 dias, mas o lunar é de 29,5 dias.

Existe um efeito de percepção seletiva: quando algo extraordinário acontece na lua cheia, ligamos, em nossas mentes, o evento à fase. Mas, quando algo excepcional ocorre na lua nova ou minguante, não fazemos a associação. A mídia também é um fator poderoso: praticamente toda cena noturna importante de filme ou novela acontece debaixo de uma enorme lua cheia!

Em noite de Lua Cheia o céu convida ao romance à luz do luar. Contudo, muitas vezes os ânimos também se exaltam facilmente nesta fase lunar, levando muitas vezes a mais conflitos, discussões e brigas conjugais. Porque será que isto acontece?

A Lua, satélite natural da Terra, influencia a vida terrestre e manifesta-se através das marés, por exemplo. Os seres humanos são, também influenciados pela Lua, que está diretamente relacionada com as nossas emoções e que provoca uma maior instabilidade a este nível. Porque está sempre em mutação (a Lua nunca fica estanque numa fase, o seu movimento é permanente, como os demais astros, mas como está tão perto da Terra o seu movimento é muito mais sentido por nós do que o de qualquer outro astro), ela provoca alterações nos nossos humores e estados de espírito, e esta influência é mais fortemente sentida durante a Lua Cheia, já que a sua energia é por nós sentida de uma forma mais intensa nessa fase.

Na fase de Lua Cheia, a Lua - que representa a energia Yin, feminina e passiva - está em oposição ao Sol (e por isso é que a vemos brilhante, porque o Sol está frente a ela na face visível a partir da Terra) - que representa a energia Yang, masculina e ativa. Assim, durante a Lua Cheia existe a oposição de forças feminina e masculina, passiva e ativa, noite e dia.

A Lua exerce um efeito magnético sobre a água, que provoca as mudanças das marés. O seu humano é composto, em cerca de 70 %, por água, e daí se compreende facilmente que a energia lunar nos afete tanto, também a nós. O facto de estarmos mais suscetíveis a mudanças emocionais durante os primeiros dias de Lua Cheia faz com que, num relacionamento amoroso, possa haver mais choques e conflitos, porque vêm de cima as fragilidades do relacionamento. Pode haver, também, uma maior necessidade de intimidade, mais romance e envolvimento. Tudo depende, sempre, das emoções mais profundas que se escondem dentro de nós.

Fonte: revistagalileu.globo.com


*Sugira tópicos ou alteração gratuíta para este artigo

Quer mudar de vida e ter sucesso?


CLIQUE AQUI E CONFIRA. SUA MUDANÇA COMECARÁ AGORA! Invista em Conhecimento - Cursos Online

///Inscreva-se e Receba Novidades

BLOG - NOTÍCIAS - CURSOS - TURISMO

Não Praticamos Spam. Seu E-mail Totalmente Seguro


/// Salles Imóveis


Escolha mais que um lugar... Um estilo de vida!


Salles Imóveis

Itupeva - SP

Salles Imóveis

Itupeva - SP

Salles Imóveis

Itupeva - SP

Portal de Itupeva
/// Portal de Itupeva

Itupeva pertence a região de Jundiaí, no interior de SP e está apenas 40 minutos da Capital. Atrativos turísticos não faltam na cidade como o Outlet Premium, Parque Wet n Wild, Cervejaria Rofer, Rancho 75, Shopping SerrAzul e muito mais... Conheça Itupeva!


/// Redes Sociais
Conheça Nossos Canais
Copyright 2017 Elis Salles - (11) 99939 2431 - Itupeva - SP. Salles Vilas de Jundiai / Jundiainet / Vilas de Itupeva