Conheça Também Jundianet

Como fazer uma boa Sinopse para seu livro



///PORTAL DE ITUPEVA - DESDE 2005 DIVULGANDO A CIDADE!


/// ITUPEVA /// Dinheiro e Profissões

  • Itupeva - Como fazer uma boa Sinopse para seu livro


Cursos On-Line Invista em  Conhecimento - Cursos Online

Como fazer uma boa Sinopse para seu livro

Tão importante quanto o conteúdo de um livro é a sinopse. É por ela que você atrai o leitor para continuar a leitura, para mergulhar em seu conteúdo.

O que é a sinopse?

A sinopse é um texto breve dos resultados da revisão, claramente redigido e dirigido aos consumidores e leitores não-especialistas. A sinopse é um produto adicional que não substitui o resumo da revisão sistemática; tem o objetivo de aumentar a acessibilidade da revisão, disseminar amplamente seus achados para a comunidade internacional e servir como ajuda à leitura. 

Atualmente, com as vendas em lojas digitais se tornando mais importantes que vendas em lojas físicas, é cada vez mais importante que os autores criem sinopses eficientes. Se seu principal meio de propaganda é a página de vendas da Amazon, BN.com, Kobo e Apple iBookstore, essas poucas frases tem de fazer mais que agarrar o leitor. Você precisa compelir seu visitante a comprar.

Muitos autores autopublicados, no entanto, reclamam da tarefa de tentar resumir todo seu livro em alguns parágrafos.

Em suma, ao escrever uma sinopse, faça-a incisiva. Menos é mais. Não lhes conte tudo, apenas o cerne dramático da história.

Confira nossas dicas:

Comece a fazer a sinopse depois de terminar o projeto.

Muitas vezes, os agentes literários ou as editoras só se interessam por manuscritos completos. Se for o caso, você pode escrever a sinopse depois de terminar o manuscrito para identificar os personagens principais, os temas e o conflito da obra.

*Muitos autores renomados já não precisam enviar tais propostas de obras, mas os novatos do mercado não têm o mesmo privilégio.

*Você precisará saber como a história termina para escrever a sinopse, já que deve incluir a resolução do conflito no documento.

Faça uma lista dos personagens principais

Fale do protagonista, do par romântico, dos vilões e dos mocinhos. Você só é obrigado a citar quem for importante: pense bem antes de escrever.

Fale de todos os pontos principais da história

*A sinopse deve cobrir toda a narrativa central, mas não precisa incluir tramas secundárias — a menos que ela tenha impacto direto na resolução do conflito principal. Tente falar desde o início ao fim do problema.

*Se tiver escrito um romance ou uma memória, você pode resumir cada capítulo em uma só frase. Por exemplo: "Rodrigo busca o seu pai, mas acaba encontrando um velho amigo".

*Se tiver escrito um roteiro ou uma peça teatral, faça uma lista do que acontece em cada ato. Por exemplo: "Rodrigo entra no armazém; logo, começa um tiroteio".

*Se tiver compilado contos ou poemas, identifique os temas principais de cada texto. Por exemplo: "Esta coleção explora as temáticas da memória, da infância e da inocência". 

Escreva na terceira pessoa.

*Mesmo que tenha escrito uma memória ou uma obra em primeira pessoa, sempre pense na sinopse na terceira: "ele", "ela", "eles", etc. Além disso, repita os nomes dos personagens principais de vez em quando.

*A maioria dos estúdios de cinema e das editoras pede para os autores escreverem os nomes dos personagens em letras maiúsculas. Por exemplo: "JOÃO", em vez de "João".

Leia também:  

COACHING EXECUTIVO 

COMO ESTÁ SUA AUTOESTIMA?  

COMO O COACHING PODE TE AJUDAR?  

AMOR PRÓPRIO! 

Só inclua informações necessárias.

*Uma boa sinopse inclui o que o personagem faz, sente e confronta, mas sem entrar em todos os pormenores. Deixe de fora todos os personagens dispensáveis e só fale dos eventos principais.

*Não inclua diálogos na sinopse; só faça um resumo do que os personagens dizem.

*Fale dos personagens secundários de acordo com as funções, não os nomes. Em vez de "Luís, saxofonista que João encontra certa noite...", opte por "João conhece um saxofonista".

Revise a sinopse.

*O texto deve estar impecável para ser enviado. Leia tudo com cuidado para corrigir os erros de digitação, ortografia, gramática etc. Além disso, tente ser conciso e tire as palavras, frases e os clichês desnecessários.

*Tente ler toda a sinopse em voz alta para detectar os erros.

*Você pode contratar um revisor profissional.

Fonte: https://pt.wikihow.com


*Sugira tópicos ou alteração gratuíta para este artigo

Quer mudar de vida e ter sucesso?


CLIQUE AQUI E CONFIRA. SUA MUDANÇA COMECARÁ AGORA! Invista em Conhecimento - Cursos Online

///Inscreva-se e Receba Novidades

BLOG - NOTÍCIAS - CURSOS - TURISMO

Não Praticamos Spam. Seu E-mail Totalmente Seguro


/// Salles Imóveis


Escolha mais que um lugar... Um estilo de vida!


Salles Imóveis

Itupeva - SP

Salles Imóveis

Itupeva - SP

Salles Imóveis

Itupeva - SP

Portal de Itupeva
/// Portal de Itupeva

Itupeva pertence a região de Jundiaí, no interior de SP e está apenas 40 minutos da Capital. Atrativos turísticos não faltam na cidade como o Outlet Premium, Parque Wet n Wild, Cervejaria Rofer, Rancho 75, Shopping SerrAzul e muito mais... Conheça Itupeva!


/// Redes Sociais
Conheça Nossos Canais
Copyright 2017 Elis Salles - (11) 99939 2431 - Itupeva - SP. Salles Vilas de Jundiai / Jundiainet / Vilas de Itupeva