A canela e seus diversos benefícios

Saúde e Bem Estar

Itupeva - A canela e seus diversos benefícios

Que a canela possui uma série de benefícios isso já não é novidade para ninguém, ajudando até mesmo a combater o diabetes, com toda certeza um alimento poderoso, mas quais são seus outros benefícios, e como usar eles? Veja e descubra! Confira:

 

Esta especiaria originária da Ásia, sendo mais exata, de Sri Lanka, contribui até mesmo para o emagrecimento devido sua ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides. Além disso tudo, o alimento possui uma fortíssima ação antioxidante e anti-inflamatória colaborando para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores e ajudando a combater resfriados! Verdadeiramente preciosa!

Outros Benefícios da Canela

- Ajudar a controlar a diabetes: Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry dos Estados Unidos observou que a canela contribuiu para o aumento do metabolismo do açúcar nas células de gordura, o que ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e também de doenças cardiovasculares. A canela possui cromo. Este nutriente pode aumentar a sensibilidade à insulina, quando isso acontece há um risco maior de a pessoa desenvolver uma resistência à insulina e consequentemente o diabetes.

A especiaria ainda conta com o polifenol MHCP que melhora a ação da insulina nas células, contribuindo para a redução dos níveis de glicose no sangue. Assim, a canela é uma grande aliada no controle do diabetes tipo 2.

- É ótima em combater o resfriado: É bastante recomendável consumir a canela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico a trabalhar com mais eficiência.

- Diminui sua fome, contribuindo para o emagrecimento: A canela contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica. E tem mais! Ela também é rica em fibras, fazendo seu apetite diminuir!

Propriedades da canela

A canela possui ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestesia e probiótica. Por isso, a canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress, melhora a ação da insulina, melhora a energia mental, a concentração e a motivação pessoal. Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular.

Como utilizar a canela

Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da canela em pó ou em pau. Encontrada nos supermercados em forma de pau de canela as partes utilizadas da canela são a sua casca, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Receitinha de maça assada com canela!

Você vai precisar de:

2 Unidades de Maçã

2 Unidades de Pau de canela

2 Colheres de sopa de Açúcar mascavo

Modo de preparar:

Lavar as maçãs e retirar a parte central, onde está o talo e as sementes, mas sem partir as maçãs. Colocar as maçãs em um refratário próprio para forno, colocando um pau de canela no centro e polvilhando com açúcar. Levar ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até as maçãs ficarem bem macias.

 

LEIA TAMBÉM:

OS BENEFICIOS DO MEL DE ABELHA

LOURO NO TRATAMENTO DE DIABETES

 

Fonte: Minha Vida, Tua Saúde

Visite Itupeva - SP