Os olhos dos cachorros da raça Shih-Tzu exigem alguns cuidados especiais. Confira os cuidados necessários para os olhos de seu pet:

"> Itupeva - Os cuidados como os olhos do seu Shih-Tzu

Os cuidados como os olhos do seu Shih-Tzu

Animais

Itupeva - Os cuidados como os olhos do seu Shih-Tzu

Cuidados como os olhos do seu Shih-tzu

Os olhos dos cachorros da raça Shih-Tzu exigem alguns cuidados especiais. Os lindos olhos grandes da raça devem receber cuidados com limpezas e consultas periódicas ao veterinário desde filhotes.

De modo geral, a raça não costuma apresentar muitos problemas de saúde, porém por terem olhos grandes e pelagem longa na altura dos olhos, os problemas oftalmológicos estão entre as principais doenças que acometem os cães da raça Shih-Tzu.

Dentre as doenças oculares mais comuns podemos ter:

  • Lacrimejamento constante.
  • Conjuntivite
  • Úlcera de córnea
  • Atrofia progressiva da retina

Cuidados com os olhos

Os olhos do Shih-Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta.

As secreções são facilmente removidas com uma limpeza simples utilizando um pedaço de algodão limpo ou gaze (os olhos são sensíveis ao atrito, por isso não esfregue o algodão ou gaze durante a limpeza) com soro fisiológico estéril (vendido em qualquer farmácia) ou com produtos pets para a higienização da região periocular.

Não deixe de secar bem depois para evitar fungos.

Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos.

Para diminuir a produção dessa secreção você pode utilizar rações que auxiliam na prevenção ou amenizam a coloração. Além disso, você também pode fazer o uso contínuo de loções que removem as manchas provocadas pelas lágrimas e devolvem a coloração natural do pelo.

Leia também: 

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio? 

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar? 

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Evitar vento direto nos olhos do seu pet! Além de deixar os olhos do seu bichinho seco e irritado, podem ocorrer lesões graves e perfurações feitos por areinhas ou por objetos maiores.

Não deixe pelos caídos sobre os olhos! Lembre-se de sempre cortar os pelos em volta dos olhos de peludos com pelo longo.

Fonte: https://tudosobrecachorros.com.br e https://www.petlove.com.br/