Conquistas de Caratecas Itupevenses

Noticias

Itupeva - Conquistas de Caratecas Itupevenses

Conquistas de Caratecas Itupevenses

A Associação Kenko de Karatê esteve em Cerquilho no último domingo (28), para disputa 2ª Etapa ACAK – VII Copa Cerquilho de Karate, competição organizada pela Associação Cooperativa das Academias de Karate (ACAK).

Ao todo, o evento reuniu 30 associações de 25 cidades e contou com  a participação de 640 atletas. Os itupevenses do Sensei Hélio Gomes e da técnica Jéssika Oliveira participaram da competição e saíram com boas conquistas.

Confira:

Marcus Vinicius De Souza – campeão no Kata

Fabiano De Paiva Lourenço – campeão no Kumite

Maria Clara Padovesi – campeã no Kata

Maryanne Kamilly Da S. Oliveira – campeã no Kumite

Waldomiro Saturnino Dos Santos – vice-campeão no Kumite

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.

Em Português do Brasil, a grafia correta da palavra é “caratê” (com “c” e com acento circunflexo), contudo é comum encontrar escrita com "k".

O método de defesa pessoal foi possivelmente originado na China, mas se desenvolveu e evoluiu no Japão, na província de Okinawa, com base em uma luta já existente na época.

No Japão também se acrescentou a partícula “do” (karate-do), que significa “caminho”, para acrescentar à luta os aspectos filosóficos e físicos, cujas técnicas visam disciplinar o corpo e a mente.

Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.

 

Fonte: https://itupeva.sp.gov.br